7 Gentileza gera gentileza –O Profeta


O Profeta Gentileza tornou-se conhecido a partir da década de 80 justamente por fazer “inscrições peculiares” sob o Viaduto do Caju no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. Escolheu 56 pilastras do Viaduto, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Em todas elas ele escreveu, em verde e amarelo suas propostas e críticas sobre a sociedade. Durante a Eco-92, evento de meio ambiente mais importante daquela década e realizada na capital fluminense, o Profeta Gentileza posicionava-se  em lugares por onde passariam os representantes de cada país para provocar neles alguma reação sobre os temas que defendia. Espertinho, não?!
Após sua morte e a destruição da maior parte dos postes por ele pintados, a Prefeitura do Rio organizou o projeto Rio com Gentileza e restaurou os murais das pilastras, denominado patrimônio urbano carioca. Mais tarde, imbuídos do mesmo desejo de reconhecer o papel sóciocultural do Profeta, a Editora da Universidade Federal Fluminense lançou o livro Brasil: Tempo de Gentileza”, de autoria do professor Leonardo Guelman, narrando a trajetória de vida deste homem e seu legado.
***


Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: – “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.




Gentileza

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta


Marisa Monte

7 comentários:

  1. Se me permite... quero postar este vídeo no meu blog.... há muito tempo estou procurando algo legal com este tema "Gentileza gera gentileza"... nunca vi um vídeo tão lindo como esse, meu filho de 7 anos assistiu comigo e ficou emocionado. Na educação que dou pra ele sempre falo sobre isso, e ela adora e se preocupa em ajudar os outros! Bjs e $uce$$o!!!!
    Ju Porto Gusman
    CRIATIVIDADE EVA
    http://juportogusman.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá flor passando para retribuir o carinho beijos e Boa sorte no sorteio http://marcelaminhasartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada com este vídeo vou mostrar para meus filhos depois.

    ResponderExcluir
  4. Muito Agradecido pela Gentileza !

    http://www.ivanmeyer.com.br/forum/index.php?showtopic=40856

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu cantinho. SOu suspeita em falar do profeta gentileza. SOu de Nova Iguaçu e fui morar por uns tempos em Niterói. Lá o Profeta é discutido nas aulas de faculdade, sobre a importância que teve para a cultura do Rio de Janeiro. Pena que a valorização real de sua obra só tenha se dado após a sua morte. Sou da Equipe das Blogueiras Unidas e meu número é o 1644. Já estou seguindo você. Se puderem dar uma ajuda para o blog, eu agradeço... BJs e um ótimo carnaval...
    Elimar
    Alquimia dos Romances

    http://www.alquimiadosromances.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OLÁ. ADOREI SEU BLOG, E ESSE VIDEO..MENINA QUE COISA LINDA...POSTEI ELE NO MEU ORKUT...EU PRATICO A GENTILEZA RSRSR REJUVENECE A ALMA...BJSS E ATÉ MAIS.
    hA...VISITE MEU BLOG E SE GOSTAR ME SIGA...JÁ SOU SUA SEGUIDORA.BJS

    ResponderExcluir

Meu Cantinho se enche de alegria quando você passa por aqui e deixa seu recadinho!!!!
Que Deus os abençoe hoje e sempre!!!
Paulinha Mattos Designers

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home

topo


Paulinha Mattos - Cursores Designers

mascote